3 Maneiras de Aumentar as Reservas do seu Hotel

 

Sem dúvidas, viajar é uma ótima experiência e é um hobby que está aumentando.
E mesmo crescendo tanto, este movimento não é tão comemorado pela maioria dos hotéis.

A verdade é que o desejo de “ter mais reservas e estar sempre ocupado” permanece e dificilmente será um resultado se os empresários continuarem cometendo o mesmo erro.
O erro é muito simples, mas por não saber como fazer diferente, é cometido pela maioria.
Que é apenas esperar o cliente/hóspede procurar por eles.

Ficar esperando também inclui apenas espalhar o cadastro do seu hotel nas OTA's (Online Agency Travel) e plataformas semelhantes.

Fazer parte deste modelo de plataforma tem seu lado positivo, mas há outros 2 fatores para considerar:

1°) você não está lá sozinho, assim a concorrência pela atenção é maior
ficar na primeira página é fundamental, mas com informações iguais, o critério de escolha envolverá avaliações, localização, serviços,estrutura, valores, ambiente….

2°) é perigoso deixar como seu principal meio de venda uma plataforma que você não controla, assim como ela surgiu, poderá encerrar

Você é este empresário ou empresária que quer ter mais reservas?
E o principal, está aberto ou aberta a acrescentar um simples e novo modelo de venda usando algo que você já tem?

Então fique comigo que neste artigo quero compartilhar 03 técnicas valiosas que você poderá fazer assim que terminar de ler. São três, então não é um manual completo, ainda terá muito trabalho para fazer, mas eu te garanto que este artigo trará informações iniciais para realizar as mudanças que precisa, depende apenas de você.
Vem comigo?

„Um erro comum entre empresários de hotel é ficar APENAS esperando o cliente entrar em contato.”

 

1- Lista Vip de e-mail



O e-mail é o principal meio de comunicação.
Em todo check-in ele é solicitado, inserido no sistema e depois nada é feito.

Então há 3 coisas iniciais que deve fazer:
1°) Enviar uma super-oferta para estes e-mails inativos de pessoas que já se hospedaram
Exemplo: para reservar em até 48h para o período da próxima semana (informar as datas) ou para todo período dentro do mês w e ter x, y e z de serviços extras

- Quais serviços extras poderá acrescentar e quais descontos poderá trabalhar?

- Faça a oferta com os benefícios dentro do perfil do seu cliente, a abordagem é diferente se for investidor, família ou turismo

- Teste diferentes abordagens de título e e-mail para este mesmo item

- Neste 1°, envie a oferta com o seu melhor quarto, a sua melhor experiência
Antes de enviar pense, quais os serviços extras que você poderá oferecer para ser um grande incentivo para este hóspede ler e pensar “Nossa, preciso agendar agora, eu quero muito ir”?


2°) Para os leitores que não reservaram através deste 1° email, além de testar diferentes abordagens dos motivos e benefícios, é hora de alterar o preço, mudando também o quarto e serviços.
Com foco na diferença de preço e em “não deixe esta super oportunidade passar.”
Neste ponto, um grande influenciador será a diferença de preço entre as ofertas anteriores e alguns benefícios mantidos.

3°) Você pode criar um Clube Vip, com descontos e benefícios únicos.
Envie um convite para sua lista convidando diretamente para fazer parte deste grupo exclusivo, basta apenas confirmar o email que deseja receber as ofertas. É importante informar todos os benefícios de fazer parte deste Clube Vip no corpo do email.

Quanto você cobrará por isso? Nada, basta confirmar o email.
Enxergue como um cartão fidelidade.

O que poderá oferecer?


- Descontos exclusivos (exclusivos mesmo, o seu melhor)

- Pacotes Vip

- Promoções Especiais

- Preços especiais/desconto na compra de produtos (frigobar, restaurante…)

- Presentes no aniversário

- Serviço de X, Y independente do quarto


Quando pensar no que oferecer, lembre-se que independente da oferta, o que irá fidelizar é ser bem cuidado e a excelente experiência durante a estadia.

Há um outro grupo que você pode inserir de imediato no Clube Vip, os que disseram “agora não”.
Este grupo são os pretendentes a hóspedes que entraram em contato, por telefone ou email solicitando informações, valores e nunca mais voltaram.


Ok, este foi um primeiro movimento para dar resultado rápido com hóspedes que já te conheciam.


Administre o bem estar do seu hóspede para que ele tenha uma excelente experiência.

 


Há outro ponto que deve pensar, em como atrair o NOVO hóspede e para isso, estratégia de venda online usando uma peça de conteúdo, é o que dá melhores retornos.


2 - Conteúdo Direcionado


Ser uma autoridade no que faz é a lição básica para o posicionamento.
A maioria dos hóspedes de hotéis, não são moradores da cidade, são viajantes.
Então você deve produzir alguns conteúdos e dentro também promover a cidade, restaurantes, atividades, inspirado no perfil dos seus hóspedes.


Por exemplo:
- Você tem certeza que sabe como escolher um bom hotel? Confira X maneiras para decidir por um ótimo hotel

- Por que morar em hotel pode ser mais vantajoso para solteiros e solteiras? Vantagens e desvantagens (comparativo de gastos também)

- Como escolher o melhor hotel para curtir as férias em família (e dentro do artigo já menciona algumas atividades da cidade, para este perfil)

- Como escolher o melhor hotel para relaxar e se estimular durante sua viagem de negócio

- X motivos para organizar seu evento em um hotel e ter menos preocupação



Pegue inspiração com as principais dúvidas dos hóspedes.
Ser uma autoridade no seu segmento é uma vantagem competitiva.
Passa confiança, segurança e faz os hóspedes voltarem.
É fundamental ter conteúdo focado em venda atrelado a sua estratégia de crescimento.
E o conteúdo deve estar no blog do hotel.

Os dois pontos que vimos:


- Lista Vip de e-mail
- Conteúdo direcionado

São processos simples para você introduzir, mas fundamentais se deseja fazer sua empresa crescer.

"Há sempre fartura de capital à disposição dos que podem traçar planos práticos para serem levados a efeito."
Napoleon Hill

Depois que executar estas técnicas, volte aqui para comentar os seus resultados.
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Gratidão, abraço.
Vamos em frente!

Silvana Ávila
Silvana Ávila
Especialista em Vendas Online, Gestora de Conteúdo e Co-fundadora da Agência Posicione-se. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por alguns treinamentos sobre produção de conteúdo.

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