Como Aumentar o Faturamento do Seu Salão de Beleza Usando Conteúdo

 

Beleza é, sem dúvidas, um dos negócios que mais crescem no mundo.
Mas mesmo crescendo tanto...é bem comum ver salões com baixo movimento.

P or que alguns donos de salão não conseguem manter o salão cheio todos os dias?

Por que eles têm grande dificuldade em ter clientes fiéis e semanais?

Com meses de alto faturamento e meses de caixa negativo, para alguns donos de salão esse mercado é uma verdadeira montanha russa.

Você é essa empresária ou empresário dentro desta montanha russa?

Se a resposta for sim, eu te pergunto:



O que você está fazendo de diferente para encher o seu salão todos os dias?


Para ser procurado por clientes que apenas querem ser cuidados pelos seus profissionais, porque para eles vocês são os melhores.

O que você está fazendo para atingir suas metas e começar um novo mês com a certeza de que seu salão estará cheio todos os dias?

Esse conteúdo tem o único propósito de te dar as respostas para essas perguntas.


Este artigo não é um manual completo para o seu negócio, mas hoje você vai aprender duas técnicas valiosas que farão a diferença para o seu negócio.
Depois que as executar ainda terá bastante trabalho, mas eu te garanto que este artigo terá informações iniciais para você fazer as mudanças que precisa. Isso vai depender de você, pois eu vou cumprir a minha parte.

Você vem comigo?

Então vamos a técnica número 1.

„A boa organização da empresa diz ao cliente que os funcionários sabem o que estão fazendo.”

 

1 - Desenvolva Conteúdos Especializados e Úteis


Seja uma Autoridade no que você faz.


Essa é uma das primeiras lições e a base para seu posicionamento. Quando você se mostra especialista no que faz as clientes que você tem permanecem e ainda convidam outras para vir.

Ser uma autoridade é vantagem de negócios para seu salão e te posiciona em um nível superior. Faz com que as queiram ser atendidas pela sua marca, que as pessoas saiam de suas casas para serem cuidadas pelos seus profissionais, porque elas entendem que apenas você pode entregar o melhor para elas.


Como ser uma Autoridade?


Criar conteúdo é o primeiro passo.


Fotos com o Antes e depois é a única coisa que a maioria dos salões fazem, e é legal, mas não prova que você ou seus profissionais são especialistas. Que entendem a técnica por trás do resultado.

Você deve falar sobre o assunto, dar dicar de como manter o cabelo bem cuidado, como cuidar em casa, das unhas, da depilação….sim, você está lendo certo!

Estou te dizendo para ensinar o que faz, não a parte técnica, mas como o seu conhecimento pode contribuir para a valorização da beleza das suas clientes.

Há uma visão limitada de que se você ensinar para as pessoas o que você faz, elas não voltam. E acontece exatamente o contrário.

Quando você ensina o que sabe, mostra que realmente sabe. Isso desperta um sentimento muito importante no consumidor: a confiança.
E você precisa dela para elevar o seu negócio.


Não faça vídeos ensinando como fazer mechas em casa, mas você pode fazer um vídeo explicando como escolher a melhor cor para fazer mechas de acordo com o tipo de cabelo e pele.



Explicando detalhadamente porque uma mulher pode ou não pode fazer esse procedimento, qual o mais adequado, quantidade de mechas se é para vaidade ou tapar brancos, mostrar quais tipos de produto usar, quais não usar e também sobre os erros mais comuns.



No final do vídeo, convide a leitora para agendar uma visita em seu salão para uma análise personalizada e sem custo, por exemplo.


Qualquer plano é melhor que plano nenhum.

 

Qual a especialidade do seu salão?
O que você faz melhor?


Vou te apresentar uma rede de salões de beleza americano, o Dry Bar, assim vai ficar mais claro como você pode associar conteúdo com marca.


O Dry Bar é um salão especializado em apenas um serviço: a escova.
Com preço fixo, independente do tamanho do cabelo, lavagem inclusa e linha própria de produtos.


É um salão especializado em algo que as mulheres fazem toda semana, mas não é uma necessidade básica.

Concorda comigo?


Eles não fazem unha ou depilação e ainda assim, a rede continua se espalhando pelos Estados Unidos.
São especialistas em vender o que fazem e ensinam absolutamente tudo o que fazem.
Todas as escovas são ensinadas no site, com nomes divertidos de bebidas para cada modelo de escova.

 

Então você pode comprar os produtos para fazer a escova em casa ou ir ao salão.
E as mulheres vão.

Independente do seu salão ter vários serviços ou apenas um, você pode produzir conteúdos para mostrar que é especialista no que faz.


Pegue inspiração com as perguntas das suas clientes, produza o conteúdo com base nas perguntas e dúvidas mais frequentes.
Seja útil e relevante, seguindo uma linha dentro do seu negócio.

Por exemplo, “como conservar o esmalte por mais tempo”, “como cuidar de cabelo com mechas”, “como prevenir pelos encravados”....


Invista em dar o seu melhor, com vídeos simples ou não, mostre o seu melhor e suas melhores dicas.
Produzir conteúdo é muito importante para o crescimento online, lembre-se de criar o seu blog.



2 - Tenha uma Lista Vip de Clientes


É entre 5 e 7 vezes mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo”
Phillip Kotler

As clientes fiéis são um bem precioso e agora na técnica dois você vai aprender como fidelizar estas e atrair novas.

Especialmente para produto físico, o clube de compras Vip é uma campanha que aplico e onde é criado uma nova categoria de clientes dentro do seu negócio. Com objetivo principal de criar uma lista de potenciais clientes e oferecer benefícios exclusivos.


Esses benefícios despertam na cliente VIP mais interesse em comprar com você ou ir ao seu salão.

E isso acontece por dois motivos:

- Primeiro porque você é especialista ( como mostrei no tópico 1)
- Segundo porque como Vip ela tem benefícios únicos (únicos mesmo!)



Como Construir esta lista?


Você precisa criar uma lista com nome, e-mail e telefone, sendo o e-mail o mais importante.

Por quê?

Por que ele te permite ter um sistema rodando e é altamente gerenciável, mas falarei disso em outro conteúdo.

Para começo, construa a lista manualmente, com as clientes que já frequentam o seu salão. Faça ações online para atrair clientes usando o clube VIP.

E o que você pode oferecer?

- Descontos exclusivos ( precisam ser exclusivos mesmo)
- Promoções especiais
- Pacotes Vip
- Presente no aniversário
- Desconto na compra de produtos

Todas são ações que além de não causarem prejuízos para você trazem benefícios reais para as clientes, mas lembre-se, apenas clientes que fazem parte do clube podem ter acesso.

Quanto você vai cobrar por isso?
Nada. Você apenas vai criar uma lista de clientes Vip, e isso não tem preço para você.

Então para ser Vip a cliente precisa apenas preencher um cadastro.
Os conteúdos que você produzir no tópico 1 podem ser enviados para essas clientes também.

Afinal, você quer que elas estejam toda semana no seu salão.

Sabe aquela segunda que normalmente você fecha por não ter movimento?
Poderia se transformar na dia Vip da beleza para estas clientes.

Um dia que você abriria para algumas clientes para começarem a semana linda, com preços e pacotes exclusivos. Agora, o mais importante é começar a construir sua base.

 

O clube Vip do Dry Bar é o The Barfly Membership e é um pouco diferente também.

Oferece um pacote mensal (varia de região para região, mas custa em média 80 dólares) + benefícios únicos para membros, como:


– Duas escovas por mês + uma escova de presente no seu aniversário

– 10% de desconto em todos os produtos

– Se você não usar uma escova pode acumular para outros meses

– Se você precisar de uma escova extra, desconto de 5 dólares por escova, no máximo duas por mês.

– Você pode cancelar um agendamento a qualquer momento


A cliente paga este valor mensalmente e de forma recorrente com seu cartão de crédito. Paga menos pelos serviços realizados e tem acesso a benefícios exclusivos. Esse é um outro tipo de clube.



Para o seu salão, qual Clube Vip você poderia montar?



Os dois pontos que vimos:
1- Produza conteúdo e construa a autoridade do seu salão
2- Invista na criação de um clube de compras Vip e construa sua lista


Depois que você aplicar essas técnicas no seu salão, volta para me contar como foi.
Antes de iniciar a sua produção de conteúdo, baixe grátis este livro digital para você aprender como organizar a sua linha editorial. Ter uma linha editorial é não perder tempo pensando "e esta semana, o que vou escrever? e ter mais tempo para estudar estratégias de venda para o seu negócio.
Saber fazer é importante, mas como fazer é fundamental. Aprenda no livro digital Conteúdo Gerador de Vendas que eu criei, ele vai te ajudar a estruturar todo seu conteúdo escrito.

Gratidão,
Vamos em frente!

Silvana Ávila
Silvana Ávila
Especialista em Vendas Online, Gestora de Conteúdo e Co-fundadora da Agência Posicione-se. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por alguns treinamentos sobre produção de conteúdo.

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