Como Aumentar o Tráfego Usando o Blog Estrategicamente

 


A maioria das pessoas já reconhecem os benefícios de ter um Blog de Sucesso.


Q uando é bem feito...



    - É a maneira perfeita de atrair potenciais clientes

    - Ajuda a posicionar você como autoridade em seu nicho

    - Aumenta sua credibilidade no mercado

    - Permite validar produtos ou serviços antes de necessariamente ter em mãos (pré-vender)

    - Permite colocar seus clientes em jornada de compra

    - É um tráfego orgânico gratuito que tem a tendência de crescimento



Há blogs que geram apenas visitas, com visitantes que não são potenciais clientes, não estão alinhados com o público e, como resultado, há apenas tráfego e não gera vendas.

Crie e distribua seu conteúdo de uma maneira que ATRAIA potenciais clientes e os transforme em leads.

Imagino que...se você é um pequeno empresário ou profissional de marketing e está correndo contra o tempo, a possibilidade de ter que parar e dedicar seu tempo para produzir conteúdo, gere até ansiedade.


Mas isso, é até que você siga o Plano Acelerador de Blog de 5 Passos.

O que é sensacional nesse plano, é que ele garante que o seu blog esteja realmente contribuindo com o seu objetivo e servindo a sua função.


Mas antes de começar a produzir conteúdo que realmente não fazem nada, esses 5 passos vão te ajudar a criar e distribuir seu conteúdo para atrair potenciais clientes e transformá-los em leads.

Mas antes...

O Plano Acelerador funciona para você?



O objetivo do Plano Acelerador é desenvolver ou crescer o seu blog de uma forma que seja altamente efetivo em termos de tempo, mas não para criar várias postagens.

O plano não se aplica a você se…..

1 - O seu modelo de negócios


Se o seu modelo de negócios é de apenas vender anúncios em seu conteúdo, então esse plano não é para você.

2 - Você não quer comprar tráfego

Algumas empresas optam por depender apenas do tráfego orgânico gratuito e não gastar com tráfego.

Essa estratégia é média/longa, pois na maioria dos casos, demora para classificar e aparecer nos resultados da primeira página do Google.

Se esse for o caso, o plano Acelerador não é para você.



Por quê?

Primeiro, porque parte deste plano acelerador envolve a compra de algum tráfego. Se você não comprar tráfego, não vai funcionar.

Em segundo, quando você depende exclusivamente do tráfego orgânico para levar as pessoas ao seu site, o volume volta a ser mais importante.

E com o plano acelerador você não precisa criar várias postagens por dia ou semanal.

Bem pelo contrário, o plano acelerador é um método que você pode usar para desenvolver ou crescer um blog de sucesso sem precisar escrever várias postagens de blog todos os dias ou semanas.

Mas isso não funciona para pessoas que só estão interessadas no volume e em tráfego orgânico, pois isso envolve muitas e muitas postagens.


Agora, aqui está o seu plano de cinco etapas para alavancar seu blog.


A comunicação é uma habilidade imprescindível para crescer sua empresa.

 

Plano Acelerador, Lição 01 - Crie um Grande Artigo



Esqueça postar 2 vezes por semana ou algo assim.
A primeira coisa que você precisa fazer , é simplesmente criar um post.

Mas este post não deve ser apenas bom, ele precisa ser ótimo.

Você deve gastar a mesma quantidade de tempo e energia que você usaria para criar 3 a 5 posts no blog e usar esse tempo para se certificar de que este é um artigo bem pesquisado, perspicaz e claramente escrito.

E há quatro tipos específicos de postagens que eu recomendo:



1 - Uma grande lista



Escreva um grande post em modelo de listas, mas não um destes que já tem vários por aí como “As 7 principais causas….”. Esse é um post bem longo, como se fosse entre 5 e 10 post dos “normais” e deve ser bem pesquisado, estudado, com exemplos.

Faça dele um conteúdo evergreen (atemporal e com longo prazo de vida), normalmente são aprofundados em algum problema, solução ou tópico. Em que você pode ir apenas atualizando e acrescentando novas informações com o passar do tempo.

Ele atrai milhares de visitantes orgânicos e você também pode comprar tráfego para ele.

2 - Instruções Enriquecidas


Sempre funcionam.
Elas desempenham bem a sua função hoje, ontem e amanhã.
Oferta

Afinal, é isso que as pessoas buscam, elas querem saber como fazer as coisas. E esse é um dos grandes motivos por estarmos online.

Mas fique atento, pois a internet já está saturada de conteúdos de “como fazer….”, há vários e para tudo que imaginar.

Então o seu deve ser superior, diferente, especial….ele precisa se destacar pela profundidade, pela objetivo claro, escrita clara, simples, com muitas imagens, fotos ou vídeos.

O seu post deve ser melhor do que qualquer outro post do mesmo tópico no concorrente.

Se você for capaz de fazer isso, é uma ótima maneira para se posicionar como autoridade no seu mercado.

3 - Postagem Modelo Entrevista


Esse é o menos comum, pois precisa de contatos.

Veja como funciona:

1º - Crie uma lista com 7 especialistas no seu nicho, quanto mais, melhor.

2º - Pense em 3 ótimas perguntas para fazer a cada um deles. Perguntas que realmente sejam inteligentes e interessantes, para que todos respondam de forma diferente e com mais argumentos

3º - Entre em contato com a lista dos 7 e faça as perguntas

4º - Depois de todos responderem, você terá um ótimo material para fazer uma grande postagem e com pingadas de autoridade alheia.

Você pode usar o modelo que for mais real para sua lista, como 4x5 ou 3x6….como quiser.

O importante é lembrar que você está gerando conteúdo altamente valorizado e relevante entrevistando especialistas conhecidos no seu setor.

 
 

Caso queira arriscar com especialistas que ainda não te conhecem, vou ter dar 5 dicas.



1 - Seja sagaz

Não os afaste pedindo para escrever no seu blog, use a psicologia e acaricie o ego pedindo para entrevistá-los.

Quando você fala para ele “escrever artigo”, soa como trabalho.
Quando você fala ser entrevistado, é algo mentalmente mais simples e entrevistas só são feitas com alguém que é importante ou é famoso.

2 - Comunidade

Depois que o especialista 1 responder, você pode utilizar como argumento para se aproximar.

O especialista 2 será muito mais receptivo se você falar “Eu já recebi o feedback do Especialista 1 para essas perguntas” ou “Eu já recebi o feedback dos especialistas 1 e 2 sobre essas perguntas”.

Os especialistas gostam de associar sua imagem à outros especialistas.

3 - Ligação rápida

-O áudio é o seu amigo.

Se um dos especialistas não tiver tempo de responder às suas perguntas, dê a ele a opção da entrevista curta ser por telefone. É rápido, fácil e nada intimidante.

Faça boas perguntas e deixe ele falar. Grave a ligação para ter todo conteúdo de que precisa.

4 - Seja único (ou pelo menos, o primeiro)

Não pesquise material antigo, crie seu conteúdo novo e exclusivo.

Você até poderia pesquisar em material antigo, fazer um compilado e colocar no seu post como citação. Mas o problema, é que você provavelmente estaria repassando citações velhas e já conhecidas.

O conteúdo deve ser NOVO, único, algo que não leram antes. É assim que se mantém visitantes recorrentes.

5 - A moeda é o tráfego

Nunca pague pelo feedback. Em vez disso, você oferece algo mais valioso: exposição, tráfego e credibilidade.

Os verdadeiros especialistas não se importam em receber $20 ou $50 por alguns minutos do seu tempo. Eles se importam em divulgar o seu nome, construir mais credibilidade e autoridade.

Então aproveite isso!

Diga que você colocará o link do site deles na sua postagem (levando tráfego para ele) e que as respostas serão vistas ao lado de outros profissionais do setor (aumentando a credibilidade).

Você pode se surpreender com a quantidade de respostas usando essas dicas.



4 - Seu post já publicado com o melhor desempenho

Caso já tenha posts no seu blog, faça uma análise e encontre o seu post de melhor desempenho.

Se você tiver um artigo com bom desempenho em tráfego social (muitos compartilhamentos) e de email (taxa de abertura mais alta), isso é um bom sinal de que usou o gancho certo nesse post do blog.

Nesse caso, não há necessidade de escrever novos artigos ainda. Basta usar esse conteúdo de bom desempenho para as próximas etapas.

 
 

Plano Acelerador, Lição 02 - Transforme um artigo em alternativa para download


Agora que você tem um artigo de alta qualidade, o seu próximo passo é transformar esse artigo no que chamamos de imã digital.

Imã digital é um recurso gratuito que você pode enviar para as pessoas em troca do email, assim ela fará parte da sua lista de email.

Então você precisará criar uma página (comumente chamada de Squeeze Page). É basicamente uma página de destino simples e que oferece a única opção de se inscrever na sua lista de email, em troca do imã digital.

Por fim, você precisará integrar com a plataforma que fará o envio do seu ebook (Eduzz, Hotmart…) e com seu provedor de serviços de email (MailChimp, Active Campaing, Mautic, etc.) e configurar para que entre automaticamente na sua campanha de vendas e lista.

Uma vez feito isso, você está pronto para o próximo.

Plano Acelerador, Lição 03 - Compre tráfego para o artigo


Aqui as coisas ficam mais empolgantes!

Há diversas maneiras diferentes de comprar tráfego para o seu artigo. Mas, para ser mais simples e eficaz, recomendo começar com uma publicação fixa e anúncio no Facebook.

Não gaste uma fortuna! Você pode começar com $10 ou $20 e ver como as pessoas reagem antes de comprar mais tráfego.

 

Plano Acelerador, Lição 04 - Redirecionar com a sua Squeeze Page



Em seguida, faça um retarget com qualquer pessoa que tenha lido o seu artigo e exiba um anúncio para o seu imã digital.

Basicamente, isso significa que toda vez que alguém acessar o post do blog, o Facebook irá acompanhar essa pessoa…

Então você pode mostrar a eles um anúncio que irá direcionar para a Squeeze Page.

A ideia é que primeiro você mostre às pessoas uma postagem de blog de alta qualidade, que irá envolvê-las e começar a posicionar você como autoridade no seu nicho. Então faça um retarget com imã digital no mesmo tópico (pois você já sabe que há interesse nesse tema).

O resultado esperado é um anúncio de redirecionamento com CTR alto e uma página de destino com uma alta taxa de conversão.

Em outras palavras?

Vários novos assinantes para sua lista de email!

É por isso que o Plano Acelerador é tão poderoso: ele não cria um blog apenas por criar um blog.

É uma maneira de criar e distribuir o seu conteúdo de uma maneira que atraia potenciais clientes e os transforme em leads.

Plano Acelerador, Lição 05 - Repetir



E agora, qual o próximo passo? Faça tudo isso novamente.

Crie outro artigo ou escolha a segunda postagem com melhor desempenho do seu blog e repita o processo novamente.

Faça isso em todo post que perceber o desempenho acima da média.

Você não precisa fazer isso todos os dias, se conseguir 1 ou 2 vezes por mês, está ótimo para começar.

Na verdade, publicar 1 ou 2 novos artigos sensacionais e usando esse plano inicial, é muito melhor do que criar 5 a 10 posts escritos apressadamente, sem método e que não trazem resultado.

Resumo do Fluxo de Tráfego no Plano Acelerador



 
 
 

Uma pessoa está no Facebook e clica no anúncio do artigo e vão para o seu blog ler a postagem. Mais tarde, eles clicam no seu anúncio de retarget e acessam a sua Squeeze Page.
Então, eles se juntam à sua lista de email e se tornam um lead.

Assim que um novo lead estiver na sua lista de email, você poderá acompanhá-lo regularmente. Você o coloca em jornada e envia novas campanhas de vendas até efetuar uma compra e se tornar cliente. E depois envia outras ofertas, de outros produtos até ele se tornar um multicomprador.

Agora você tem um processo efetivo de 5 etapas que pode ser usado para iniciar um novo blog ou criar um e já focado no objetivo de gerar leads e vendas para sua empresa.

Esse método, tira um pouco o foco daquela ideia equivocada de que você precisa produzir conteúdo todos os dias.

Agora vá lá, faça no seu blog e depois comente os resultados aqui abaixo.

E para conhecer o ebook que usei de exemplo aqui nesse artigo, é o Checklist da Linha Editorial, clica aqui.
Nele, você vai aprender quais são as 4 perguntas obrigatórias que você precisa fazer antes de iniciar o planejamento da sua linha editorial para organizar a produção de conteúdo, seja do seu negócio ou do seu cliente.

E se quiser verificar a possibilidade de fazer para o seu negócio, essa ou outra estratégia de vendas online, responda às perguntas da Aplicação para eu verificar se posso te ajudar.

Gratidão,
Vamos em frente.

Silvana Ávila
Silvana Ávila
Especialista em Vendas Online, Gestora de Conteúdo e Co-fundadora da Agência Posicione-se. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por alguns treinamentos sobre produção de conteúdo.

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