Email Marketing – 4 Maneiras de ter Melhores e Maiores Resultados

O email lidera o ranking de melhor custo x benefício e continua sendo a estratégia de vendas online com ótimo retorno.
Ter uma comunicação direta por e-mail é a forma mais lucrativa e eficiente para crescer o negócio, gerar mais vendas e, claro, fidelizar clientes.

Qual o segredo para realmente funcionar?

Equilíbrio perfeito entre relacionamento e oferta.

É o segredo para fazer você vender todos os dias.


Se você fizer muita oferta, pode até fazer vendas, mas vai queimar a base de email em pouco tempo e para sempre. E se fizer apenas relacionamento, irá entrar na friendzone e você não será mais uma empresa vendendo.


Esse é um dos motivos de muitos profissionais falarem que o “o email morreu e não dá mais resultado”, mas a verdade é que são poucos os profissionais e agências que sabem como usar o verdadeiro potencial do Email Marketing com Resposta Direta.

Este movimento de Marketing de Resposta Direta, de usar o email para gerar vendas e conseguir gerar vendas todos os dias…..ainda nem começou aqui no Brasil.

De segmentar lista, estratégias avançadas e experimentar a sensação de mandar um email e ficar olhando as vendas entrarem...ou orçamentos, inscrições ou o que for.

A maioria das empresas está com vendedor na rua, panfletando, ligando... e quando compra tráfego, não tem estratégia por trás.
E isso faz perder tempo e dinheiro, pois são processos cansativos, mais caros e a maioria não é mensurável.

A verdade é que isso acontece por que elas estão com a visão limitada e distorcida do mercado, não estão tratando vendas como estratégia.

Pense sobre isso….

Se você não vai gerar receita através do email marketing, o que justifica investir nele?


Hoje você vai descobrir 4 maneiras de ter melhores e maiores resultados que impactam diretamente nos seus resultados.



 
Como construir uma lista?

A melhor forma de construir uma lista é através de um imã digital grátis, ou seja, você produzir conteúdo sobre um assunto específico, com uma solução específica e que dá uma pequena vitória para quem ler.

Neste primeiro momento, que o visitante virou lead, mesmo ele tendo acabado de baixar seu imã, continua sendo um público frio.
É um caminho de descoberta...as pessoas ainda não te conhecem.

Então depois de ter a sua lista, você irá SEGMENTAR.
A sua intenção é fazer seu público percorrer as 4 etapas, o que significa que estão comprando ou cadastrando.
E você pode fazer esta Campanha de Segmentação para produto ou serviço.

O ideal é ter rodando 01 campanha por mês e, conforme o tempo e modelo de negócio, rodar por semana.

A Campanha de Segmentação é dividida em 4 fases:

  • Segmentação

  • Oferta

  • Engajamento

  • Reset de Atenção



Segmentação - Fase 1

No email 1, você vai tratar uma grande solução + convite para ativar as pessoas sobre esse benefício.
Algo que as pessoas querem, entregando um pouco de conteúdo e convidando para ler artigo, ver um vídeo ou uma aula ao vivo.

Quanto mais elevado o preço do seu produto ou serviço, maior valor percebido todo seu material deve ter.

A experiência deve ser tão forte que elas pensem “nossa, como é bom ler este material”, que elas sintam um retorno e desperte a vontade de consumir cada vez mais.

Pode ser abrangente, para gerar o máximo de atenção possível das pessoas, um convite com assunto em comum à todos.
Por exemplo, para vender um curso de inglês chamado "Inglês em 8 semanas".
O email 1 será uma pequena peça de conteúdo sobre a diferença e as oportunidades que falar inglês cria + convite para aula ao vivo com link para cadastro.
Quando ela se cadastrar neste email 1, não recebe os emails 2 e 3 desta fase.
Ela vai direto para a fase 2, que é o engajamento, pois já se cadastrou, já demonstrou interesse.


E para quem não clicou neste email 1, permanece na fase 1 e recebe o email 2...

O email 2 deve ser mais direto, específico e que gere uma percepção de valor um pouco maior.
Por exemplo, convide para assistir um vídeo (coloque o link no corpo do email) ou mini-treinamento, falando sobre como aprender inglês para viagem em 30 dias.
Se clicar para ver, envie outro email convidando para assistir a aula ao vivo, o mesmo convite do email 1, mas com abordagem diferente e focada na rapidez de aprendizado.

Clicou, vai para a fase 2.
Não clicou....agora a chamada final, para encerrar a segmentação. O email 3 da fase 1.
Algumas pessoas só decidem agir quando percebem que não poderão mais ter acesso a algo.
Então o email 3 é um convite para a aula ao vivo novamente, mas com limite de cadastro, pois as inscrições serão encerradas em breve....e informe a data.

Quem não clicar, permanece na lista de origem como os que disseram “Agora Não” e você conecta no Reset de Atenção e segue para a próxima campanha.

Engajamento - Fase 2

É a fase pré-oferta, uma preparação para vender, pois o potencial cliente já demonstrou ter interesse neste assunto, então agora você precisa ser mais objetivo para deixar menos dúvidas e, como no exemplo é um curso, o email 2 pode esclarecer sobre o método de aprendizado.

Por exemplo, no email 2 um convite para ver um vídeo sobre "Como Aprender Inglês com Música".



Oferta - Fase 3

Envie 3 emails lembrando a aula, sendo o primeiro no dia anterior.
Durante a aula ao vivo, você deve ser objetivo, entregar conteúdo, não ficar enrolando e no final, fazer a oferta.
É importante compartilhar algo único com as pessoas que estão ao vivo, grátis e como bônus da oferta para quem comprar naquele momento.

Normalmente orientamos para dividir a aula ao vivo em:

  • 10 minutos - apresentação

  • 30 minutos - conteúdo

  • 10 - oferta

  • e abre para perguntas e respostas.



Antes de fazer a oferta, é preciso preparar, então é muito importante seguir as fases.



Reset de Atenção - Fase 4


Quando a pessoa não comprar, você precisa mudar o foco para quebrar o padrão.
Então se antes enviou apenas vídeo, agora envie um artigo.
Com um conteúdo completamente diferente da oferta, por exemplo, um email com link convidando para ler o artigo "Os 30 erros mais comuns que a maioria dos brasileiros comete em inglês".

Mostrar que a vida segue, tanto para as pessoas que andaram pelas fases e não compraram, quanto para as que ficaram na Fase 1.
Todos estes vão para o "Agora Não".

Antes de vender, precisa engajar...e antes de engajar, precisa segmentar.

Então é campanha + reset + outra campanha.

Ainda mais importante, é entender que você precisa colocar o seu cliente em jornada. Somente com campanhas rodando e com jornada de produtos, você vai aumentar o faturamento e potencializar as vendas da sua empresa.

Agora que já sabe as fases de uma Campanha de Segmentação, fique atento a estes pontos.

Dois dos maiores fracassos das ações de email marketing:

  • Não saber planejar um cronograma, fazem apenas uma grande campanha e querem resultados com apenas esta única ação

  • Não sabem se comunicar por email (título, estrutura, chamada de ação, comunicação direta, simples, fácil de ser compreendida)



A maioria tenta criar email persuasivo, mas não tem estrutura e nem sabe como falar.
Você precisa saber escrever somente 4 tipos de emails e cada um é diferente:

  • para segmentar

  • para engajar

  • para fazer oferta

  • para resetar a atenção



E se você quer saber como escrever seu conteúdo com estrutura e escrever mensagens mais eficientes para seu público, nós temos um guia interno que usamos nos treinamentos, o Conteúdo Gerador de Vendas, aborda a parte prática em como pesquisar e escrever seu conteúdo.

Gratidão,
Abraço.
Vamos em frente!

Silvana Ávila
Silvana Ávila
Especialista em Vendas Online, Gestora de Conteúdo e Co-fundadora da Agência Posicione-se. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por alguns treinamentos sobre produção de conteúdo.

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