Facebook Ads – 12 Dicas para Aumentar a Conversão

 

P ara um anúncio gerar resultado, a copy deve estar alinhada e estruturada durante cada etapa.
E você precisa pensar em todo processo, clique após clique.


Na maioria dos casos, são apenas alguns ajustes no que você já escreveu.


Se você quer aprender como fazer, sem precisar passar por um curso de Especialista em Copy, este post é para você.


São 14 dicas simples e rápidas para você aprender como escrever anúncios lucrativos no Facebook.

Mas não se engane com essa simplicidade...


Vamos lá?


Dica 1 - Simplifique a mensagem



Considere um mundo de 140 caracteres.
Você precisa manter sua copy o mais curta e simples possível.


Qualquer palavra estranha ou sem função na sua copy, é um motivo para as pessoas pararem de ler e passarem para o próximo post ou feed.


É por isso que precisa ser simples.


Não escreva “Você quer mais novidades?”.
Escreva “Quer mais novidades?”.


A primeira frase não está errada, MAS para uma rede social que é para distração, a segunda frase fica melhor encaixada.
É mais objetiva, assim cria impacto mais forte.


Copy bem escrita tem melhor desempenho de conversão.
E copy simples, não significa copy curta.


E também não quer dizer que você deve ser vago e sacrificar a especificidade.

Você pode escrever uma copy longa, desde que ela seja o mais simples e eficiente possível.


O Facebook tem espaço para 2000 palavras no anúncio, então se o usar, tenha certeza de aproveitar todas elas.


Escreva como se fosse para o Pateta, não para o Pitágoras.

Nada desestimula e desvia mais as pessoas do que precisar procurar palavras no dicionário.
Então use palavras fáceis, curtas e simples de ler e entender.


Mesmo um software complexo, consegue ser divulgado de forma simplificada.

 

Dica 2 - Uma Linha


Pense em como você age quando está passando pelo seu feed de notícias.

Quanto tempo você dá para um anúncio que chamou sua atenção?
Você lê cada palavra da copy?

Provavelmente não.


Possivelmente você leu o título e talvez, se você realmente estiver interessado, mais uma linha de texto.


Muitos anúncios nem recebem a segunda olhada, então você não pode se dar ao luxo de esperar.
Antecipe os benefícios, seja curto e simples.


As pessoas podem ler apenas a primeira linha do seu anúncio, então certifique-se de dizer o que quer dizer o mais rápido possível.

 
 

Dica 3 - Seja Você


A copy de anúncio do Facebook precisa ter a própria voz da marca.
É importante ser autêntico, transparente, com linguagem informal e cotidiana.

O Facebook não é local para ser pomposo.


Ter uma personalidade natural é congruente com esta rede social.
E um anúncio neste tom, supera as copys tradicionais de anúncios.


O Facebook é uma rede social.

Então pensa nisso...


As pessoas o acessam para ver o que está acontecendo com os amigos e familiares.
Então estão acostumados a ver fotos de passeios, locais, casamentos….e quase todos os posts são escritos em tom informal e natural.

Então se quiser ser percebido, precisa escrever assim (e não como mais um anúncio engessado querendo vender!).


Faz sentido para você?


Para ter certeza que seu anúncio está escrito em tom informal, responda a essa fácil pergunta.


Agora, finja que está em uma festa…

O seu amigo e um desconhecido estão vindo em sua direção, claramente você percebe que você e o desconhecido serão apresentados.


E assim que vocês se cumprimentam, ele pergunta: O que você faz?


Como você responderia?
Como explicaria de maneira resumida e simples?


Pegue essa explicação e coloque no anúncio.

 

Dica 4 - Comece com uma Pergunta


Fazer uma pergunta ousada é uma das melhores formas de atrair a atenção do público.

Elas funcionam bem porque obrigam o leitor a responder sua pergunta.

E se reformular a pergunta de tal forma que a resposta seja “sim”...instantaneamente os traz para um estado positivo que o fez dizer sim.

Isso é tão simples quanto colocar “Quero + benefícios” do produto ou serviço:

    - Quer mais dicas de redes sociais?
    - Quer mais clientes sem ser reféns de anúncios?
    - Quer vender mais sem precisar investir mais em anúncios?
    - Quer ouvir música sem intervalo comercial?


Você precisa saber para Quem está falando e, o mais importante, o que eles querem?
Assim fica muito mais fácil escrever uma pergunta que chame a atenção.

A chave para essa técnica é garantir que o anúncio seja bem segmentado.

 

Dica 5 - Responda a Pergunta na Próxima Linha


Usou a técnica da pergunta?
Agora responda imediatamente na próxima linha.

É uma técnica muito comum.
Além de ser uma maneira rápida e fácil de escrever um anúncio altamente eficaz.


Pergunta: Quer aprender como vender através do seu conteúdo?

Resposta: Faça o download grátis do nosso livro com 14 etapas.

Notou como a segunda frase (resposta) responde instantaneamente o benefício prometido na pergunta?


Dica 6 - Use Palavras Reveladoras


Sempre que possível, use palavras poderosas e evocativas, como:

    - Revelar
    - Segredo
    - Surpreendente
    - Descobrir
    - Aprender
    - Chocante
    - Livre
    - Instante

Outras duas palavras boas são “novo” e “exclusivo”, todo mundo adora aprender algo novo e estar em um grupo exclusivo.


 
 

Dica 7 - Diga "Você"


Use “você” com mais frequência em todas suas copys.


Não há nada de especial na palavra em si.
É pequena, curta, facilmente ignorada na leitura, mas com um belo poder de chamar a atenção.

Quanto mais você a usar, maior a probabilidade de escrever seus anúncios pela perspectiva certa, a do cliente.

Frase inspirada em alguns profissionais de marketing:

“Nosso serviço oferece o dobro de leads pela metade do custo”

Frase inspirada pelo cliente:

“Imagine você receber o dobro de leads e tudo com o mesmo gasto em anúncios”


Percebeu a diferença?

É bem sútil, mas na segunda frase eu chamo o leitor para pensar na situação, falo diretamente com eles.


Na primeira frase não.
O leitor tem que fazer um esforço cerebral para realmente entender o benefício do ponto de vista deles.


 

Dica 8 - Use Colchetes


Os anúncios possuem uma limitação, é só texto, não pode formatar.

Então uma das alternativas é usar símbolos (colchetes, por exemplo).
Ajuda a chamar a atenção quando a pessoa está rolando o próprio feed.


A maioria das postagens são somente texto, então quando elas passam por algo que aparece entre parênteses como este:

    - [Download Grátis]
    - [Artigo Novo]
    - [Vídeo Novo]

Ele se destaca.


Dica 9 - Reticências


São os famosos 3 pontinhos.

Assim...


Informalmente, pode ser usada para indicar o fim da frase ou, quando colocada no final da frase, dá ao leitor a impressão de que há mais por vir.


Compare esses dois exemplos:

A mulher entrou no escritório.

A mulher entrou no escritório…

Na primeira frase, a mulher entrou no escritório e é isso aí, sem mais.

Mas a segunda frase, qual impressão você tem?
Você sabe que a mulher entrou no escritório, mas as reticências indicam que algo mais vai acontecer.


E por ter essa dúvida em aberto, você presta atenção.
Isso faz querer saber o que vai acontecer a seguir.

Colocar reticências no final da copy do seu anúncio, dá a impressão que não finalizou a mensagem, o que faz o leitor querer saber o restante desta mensagem.

E só vai saber mais….clicando no anúncio.
Mas use dentro do contexto e que realmente complemente.


 

Dica 10 - Tamanhos diferentes de mensagens


Caso tenha ficado com a impressão que você precisa escrever apenas mensagens curtas... seja flexível.

Sim, a sua copy precisa ser simples, curta e fácil.
E também, para ter o melhor aproveitamento possível das palavras, evitar palavras desnecessárias.

A copy longa e bem escrita é usada quando o investimento é mais alto, então precisa de mais argumentos para relacionar o custo x benefício (considere alto acima de 3 mil).

Outras vezes, quando o compromisso ou investimento é pequeno, a copy curta funciona melhor.

Os anúncios do Facebook podem ser praticamente de qualquer tamanho, desde uma única linha até 2000 palavras ou mais.


Dica 11 - Teste as Chamadas no Facebook


A sua escolha de botão pode ter um grande impacto nas suas conversões.
O Facebook oferece algumas opções de CTA (Call to Action):

    - Nenhum Botão
    - Ver Menu
    - Aplique Agora
    - Livro Agora
    - Contate-nos
    - DOE Agora
    - Baixar
    - Saber Mais
    - Enviar Mensagem
    - Tempo de Solicitação
    - Compre Agora
    - Inscrever-se
    - Veja Mais


Não há um modelo de botão que funcione melhor. Vai depender da sua oferta.
Se você é um comércio eletrônico e vai promover uma venda, usar “Comprar Agora” é a melhor escolha.

Na Posicione-se, muitas vezes usamos o “Saiba Mais”.
Essa é uma boa opção de CTA porque é um clique fácil. Não parece intimidante.

Outra opção é não incluir um botão.
O bom de não colocar botão, é que o anúncio parece menos com um anúncio.

Não tem como saber qual será mais eficiente, a melhor alternativa é testar as variações.
Você pode se surpreender com o que funciona melhor.


 
 

Dica 12 - Teste URLs de exibições diferentes



O Facebook permite personalizar a URL logo abaixo do anúncio (Link de Exibição).


Dependendo do que está promovendo e das metas da campanha, você pode personalizar a URL para enfatizar alguma parte da oferta e ajudar a alcançar seu objetivo.

Usar apenas o domínio principal é para empresas com forte reconhecimento (Coca-Cola, Nike.). E se for fazer um anúncio e optar por vídeo, não faça antes de ler esse artigo! Ele pode te livrar de perder mais dinheiro e tempo: Como Otimizar o seu Anúncio em Vídeo


Coloque em ação agora essas 12 dicas que você acabou de aprender e veja como a performance do seu anúncio vai melhorar.

Esse artigo serve como uma referência para você melhorar a performance dos seus anúncios em qualquer mídia social que tenha linguagem informal. E também, para ter uma comunicação mais assertiva com seus potenciais clientes.


Implementando tudo que você leu, você vai melhorar o seu custo de aquisição por cliente (CAC), aumentar as vendas (é o principal né? ;) )e, consequentemente, melhorar o retorno do seu investimento (ROI) em anúncio.
Ou seja, o seu anúncio aumentará o seu faturamento.

E se quiser parar de perder mais tempo e dinheiro e acelerar o seu crescimento com resultados rápidos...

nós temos a solução ideal para mudar o nível do seu negócio.



Nós vamos avaliar o momento do seu negócio e recomendar o modelo de Campanha conforme a sua saúde financeira.

Em resumo, consideramos a saúde financeira de 3 formas:


    1 - Se precisa fazer caixa o quanto antes

    2 - Se já está estável e o momento é de escalar as vendas

    3 - Faturamento alto, lucro estável ou crescendo, então (possivelmente), estará pronto para o próximo nível de Campanhas Estratégicas Avançadas, que permitem o Crescimento da Empresa de maneira Segura, Previsível e Lucrativa

Então, de acordo com o seu momento, processo de vendas e modelo de negócio, indicaremos a estratégia exclusiva para a sua empresa.


Faz sentido para você?

Se quiser entender em detalhes Como Funciona, clique aqui.


E depois, se quiser que eu crie um Plano de Ação para o seu Negócio, responda a Aplicação para Consultoria)


 

São apenas 4 perguntas, mas quanto mais sincero você for, melhor poderei avaliar se realmente poderemos ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e de que forma.

Bom, então é isso…

Grata,
Abraço.

Excelentes Vendas, Todos os Dias!

Silvana Ávila
Silvana Ávila
Especialista em Vendas Online, Gestora de Conteúdo e Co-fundadora da Agência Posicione-se. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por alguns treinamentos sobre produção de conteúdo.

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